Jornada de trabalho ultrapassa o limite legal de 44 horas semanais em diversas regiões do país

www.meusalario.org.br / Jornada de trabalho legal / 44 horas semanais / seis regiões metropolitanas / PED / CLT / Constituição Federal / redução da jornada de trabalho / 40 horas semanais / trabalho acima da jornada

Apesar de a jornada de trabalho no Brasil ser limitada, por lei, a 44 horas semanais (Constituição Federal, Cap. 2º, Art. 7º, inc. XIII e CLT, Art. 58), muitos trabalhadores brasileiros ainda cumprem jornadas acima do estabelecido.

 

Segundo dados da PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego), realizada pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), em parceria com a Fundação Seade e instituições regionais, e com o apoio o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), em seis regiões metropolitanas do país, somente na região metropolitana do Recife, a média das jornadas dos trabalhadores do sexo masculino chegou a 47,2 horas semanais nos quatro primeiros meses de 2009 (de janeiro a abril).

 

Já os trabalhadores homens das regiões metropolitanas de São Paulo e Porto Alegre tiveram, no primeiro quadrimestre de 2009, uma jornada média de 44,25 horas na semana cada.

 

Últimos dez anos

 

E a região metropolitana do Recife, das seis regiões estudadas pela PED, é a campeã das que apresentam as jornadas mais altas no país. Na região, a jornada média total nos últimos dez anos (de 1999 a 2008, incluindo trabalhadores homens e mulheres) foi de 45 horas semanais.

 

E, se considerar apenas os trabalhadores do sexo masculino, a jornada média na década sobe para 47,7 horas por semana no Recife. Em segundo lugar, os trabalhadores homens com a jornada média mais alta foram os da região metropolitana de São Paulo, com 46 horas semanais, seguidos pelos trabalhadores da grande Porto Alegre, com 45,9 horas por semana.

 

Em quarto lugar aparece a região metropolitana de Salvador, onde os homens cumpriram, na semana, uma média de 45,1 horas trabalhadas.

 

A PED é realizada mensalmente nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Distrito Federal, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo.

 

 

Responda ao nosso questionário sobre salário e condições de trabalho.

loading...