Núcleo auxilia trabalhador que volta do exterior a se reinserir no mercado de trabalho

www.meusalario.org.br / Núcleo de Informação e Apoio a Brasileiros retornados do Exterior / NIATRE / Ministério do Trabalho e Emprego / MTE / orientação ao trabalhador / regresso do exterior / Japão / mercado de trabalho / brasileiros no exterior / Estados Unidos / Conselho Nacional de Imigração / CNIg /

27 de junho de 2011

Com sede no bairro da Liberdade, em São Paulo, o Núcleo de Informação e Apoio a Brasileiros retornados do Exterior (NIATRE) foi criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com o objetivo prestar orientação ao trabalhador brasileiro que regressa do exterior - principalmente do Japão - quanto ao acesso a serviços públicos e no auxílio à reinserção ao mercado de trabalho.

Os maiores fluxos de retorno de brasileiros do exterior são oriundos do Japão e dos Estados Unidos, países que tiveram forte impacto da crise financeira, iniciada em 2008, segundo estudos do Conselho Nacional de Imigração (CNIg). No caso do Japão, informações de autoridades japonesas apontaram para um retorno de cerca de 80 mil brasileiros entre outubro de 2008 e abril de 2010, representando mais de 20% dos 317 mil brasileiros registrados no Japão em dezembro de 2007.

Muitos desses brasileiros residiram durante anos no exterior e, em vários casos, apresentam dificuldades em se reintegrar ao mercado de trabalho brasileiro. Estes trabalhadores têm conhecimentos e qualificações adquiridas no exterior, mas, por falta de orientação, desperdiçam importantes oportunidades. Além disso, muitas vezes o brasileiro retornado que não consegue se readaptar ao mercado de trabalho tenta migrar novamente ao exterior, engrossando o fluxo emigratório brasileiro.

O MTE decidiu implementar, por recomendação do CNIg, um ponto de recepção e apoio a brasileiros regressados do exterior - especialmente do Japão - na cidade de São Paulo. O bairro da Liberdade foi escolhido justamente por concentrar a maior parcela da comunidade oriunda daquele país.

A criação do NIATRE demonstra uma nova tendência migratória dos fluxos internacionais do Brasil: o aumento no retorno de brasileiros que viviam no exterior e que decidiram voltar para “casa”. Tal movimento tem ocorrido por vários fatores, entre eles a crise que assola as principais economias desenvolvidas, gerando desemprego e redução de salários para muitos brasileiros emigrantes.

Outros fatores também têm sido considerados, como o endurecimento das políticas em relação aos imigrantes nos EUA e nos países europeus, gerando uma onda de discriminação e xenofobia; e, especialmente, o crescimento da economia brasileira, com uma sensível melhora no mercado de trabalho, aliada à melhora da imagem do Brasil no exterior.

O NIATRE funciona de 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h, na Rua São Joaquim, 381, 1º subsolo – Liberdade – São Paulo (próximo à Estação de Metrô São Joaquim). Mais informações: (11) 3203-1916.

 

 

 

Responda ao nosso questionário e sobre salário e condições de trabalho.

loading...