Resultados repartidos

Resultados repartidos
As negociações coletivas em empresas que implantaram o Programa de Participação dos Trabalhadores nos Lucros ou Resultados (PLR) estão indo além da questão de remuneração e das demandas gerenciais. As discussões atuais incluem temas de interesse sindical relacionados ao ambiente e às condições de trabalho, qualificação dos trabalhadores e padrão tecnológico adotado pelos empregadores. Um estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) nas cinco regiões do país, com dados de 123 instrumentos normativos, buscou identificar os aspectos positivos e negativos deste processo de negociação, sob a perspectiva dos trabalhadores.
Após a regulamentação da PLR, em 2000, o aumento da produtividade passou a ser referência para os programas para definir metas e resultados a serem combinados entre as partes. A negociação da PLR é condicionada ainda por aspectos como o contexto macroeconômico do país e as condições econômicas específicas do setor de atividade ou da empresa. A pesquisa do Dieese aponta que um bom acordo de PLR para o trabalhador é aquele feito através de negociação com sindicato (ou comissão de negociação), que não tenha o lucro como condicionante para o pagamento dos resultados e que assegure a transparência nas informações por parte da empresa. Outras características importantes para um PLR efetivo levam em conta critérios baseados em metas coletivas, válidas para todos, a fim de evitar o surgimento de competição entre os trabalhadores.
O aspecto positivo de maior destaque, conclui o levantamento do Dieese, é a participação dos sindicatos no processo de negociação, permitindo uma representatividade política importante e maior autonomia de ação aos prepostos dos trabalhadores. No entanto, quando a negociação é realizada via comissão de empregados, esses ainda continuam sem garantias de estabilidade no emprego, ao contrário do que assegura a lei aos dirigentes sindicais ou aos membros das comissões de conciliação prévia.

 

Responda ao nosso questionário sobre salário e condições de trabalho.

loading...